Propósito & Carreira
Olá! Você está acessando o repositório Propósito & Carreira que traz conteúdos, ferramentas e informações fundamentais para garantirmos a qualidade dos trabalhos a serem realizados. Neste repositório, você encontrará orientações sobre matriz de conteúdo, plano de ensino, material didático em PDF e versão Digital, vídeos, ferramentas e atividades, bem como outros materiais que visam dar suporte em sua jornada docente na disciplina.
Apesar de ser um grande desafio, tenho convicção de que podemos superá-lo se atuarmos de forma organizada, colaborativa e responsável. Quero que saiba que estaremos juntos nessa jornada e conto com sua parceria para promovermos um impacto significativo na formação de nossos estudantes e na construção de um grande resultado para a nossa disciplina, para nossos cursos e consequemente para a instituição.
Pilares Norteadores
Os pilares norteadores visam direcionar as ações empreendidas para a consolidação de três grandes objetivos pedagógicos, sendo:
Experiência de Aprendizagem: Gerar experiência diferenciada no processo de aprendizagem por meio da utilização de práticas pedagógicas imersivas e inovadoras.
Vivência Acadêmica: Promover experiência agregadora por meio de ações e projetos que incentivem a vivência, relacionamento e a aproximação do curso com a comunidade e mercado de trabalho.
Permanência: Atuar sistemicamente para garantir a participação e o engajamento dos alunos junto aos conteúdos e atividades do curso, levando a obtenção de sucesso na jornada acadêmica.
Ciclo de Aprendizagem
Problematização: Apresentação de um problema, um desafio, um texto, um case, uma notícia ou mesmo uma única questão estimulante com intuito de provocar o conflito cognitivo no estudante. E este, por sua vez, busca por novas respostas, com o propósito de melhor compreender e solucionar a questão.
Significação: Etapa que se compromete com o significado, objetivo, relevância e importância do que se estuda. Significar é um exercício pedagógico de aproximação do novo conhecimento, onde se realiza a ancoragem de novos conhecimentos sobre os conhecimentos prévios já existentes no estudante.
Experimentação: Onde o estudante desenvolve as competências pessoais e profissionais por meio de estratégias pedagógicas diferenciadas subsidiadas pela imersão nos conteúdos, definidos pelos objetivos de aprendizagem. Trata-se de um momento “mão na massa” que permite ao estudante testar, vivenciar e, portanto, experimentar uma dada realidade, prática ou atividade profissional.
Reflexão: Trata-se de um momento (de reflexão) dedicado à estimular o estudante de forma que ele seja capaz de decifrar, compreender e estruturar sobre o objeto investigado, sobre sua experiência e sobre sua observação.
Conceitualização: Etapa onde o estudante é conduzido à desenvolver seu conceito, a entrar em contato com os conceitos históricos, filosóficos, teológicos e científicos.
Ação: Na ação, o estudante é desafiado a criar, a organizar seus conhecimentos, sintetizar e apresentar soluções. Trata-se da aplicação dos aprendizados nas situações profissionais da área estudada, seja por meio da atividade profissional, seja no compartilhamento dos comportamentos a serem mudados e, principalmente, os que devem ser mantidos e multiplicados.
Avaliação: Nesta fase estimula-se, sempre que possível, o exercício metacognitivo, ou seja, a reflexão do conhecimento do próprio conhecimento, à avaliação, à regulação e à organização dos próprios processos cognitivos.